5 Estratégias para Sintetizar em Copywriting

Estratégias para sintetizar em copywriting

Créditos fotográficos: Monumento de Homenagem a Aquilino Ribeiro, Rua Formosa, Viseu, Portugal; foto de José Alberto Lopes (acervo ABC/Eleva)

Sintetizar em Copywriting

Sintetizar em copywriting é um desafio. Em Marketing de Conteúdo, é uma questão de legibilidade: já ninguém lê copys extensos.

Assim, os grandes blocos de texto, sinal de erudição noutros tempos, desencorajam o leitor, afugentando-o de imediato.

Desafio: sintetizar!

Um dos primeiros desafios relatados pelos nossos formandos de copywriting é o de sintetizar. Foi essa a minha motivação na recolha de estratégias que os pudessem ajudar.

As estratégias!

  1. Recolhe e escreve todas as ideias que tens sobre o tema do teu copy. Alternativamente, Se escreveres no computador, sugiro que imprimas posteriormente essa recolha.

 

  1. Identifica a frase principal do teu texto, isto é, aquela frase que, se for eliminada, retira todo o sentido ao teu copy. É à volta desta que irás trabalhar. Contudo, não poderás repetir esta mesma ideia mais de 3 vezes, sob pena de cansares a tua audiência.

 

  1. Identifica as ideias-satélite que gravitam à volta da tua frase principal. Para te ajudar a identificá-las, procura as construções do tipo “nome/substantivo + verbo” (por exemplo, no caso, deste artigo “estratégias + sintetizar”, “identificar + frases”, etc.). Sublinha-as ou realça-as com uma caneta fluorescente. Manterás o foco e evitarás a dispersão.

 

  1. Com base no que sublinhaste/realçaste, faz uma primeira tentativa de sintetização, eliminando o que é supérfluo (o que não está sublinhado ou realçado).

 

  1. Ao redigires o teu copy, mantém o foco em frases curtas e simples, que qualquer pessoa possa entender facilmente. Assim, 2 a 3 linhas por ideia são suficientes. Na maioria das vezes, estarás a escrever para não especialistas que procuram aprender contigo: não os confundas ou perderás seguidores.

Copywriting: o Equilíbrio entre Forma e Conteúdo

Vamos sintetizar em Copywriting?

Se te interessas por copywriting, se queres melhorar as tuas competências de escrita persuasiva, a nossa entidade formadora, a Eleva®, já está a preparar a 2.ª edição do curso certificado de copywriting a iniciar já em agosto!

Embarcas nesta aventura?

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *