Copywriting: o Equilíbrio entre Forma e Conteúdo

Equilíbrio entre forma e conteúdo no copywriting

Forma e Conteúdo

Numa altura em que se anuncia a morte do SEO, em que a Google muda de algoritmo à cadência de 9 ocorrências por dia e procura a todo o custo humanizar-se, não posso deixar de refletir sobre este binómio fundamental do copywriting: forma e conteúdo. “Copywriting: o Equilíbrio entre Forma e Conteúdo” é a minha proposta para esta semana.

Pergunto-me se é desta que os “criadores de conteúdo” vão deixar de escrever tanto disparate…

A Obra de Arte

Tomemos como referência a obra de arte.

Além do seu tema, a obra de arte tem dois componentes basilares: a forma e o conteúdo, precisamente.

Enquanto a forma se refere à organização visual da obra de arte, ao modo como o artista fez uso da linha, da forma, da cor, etc., o conteúdo refere-se ao impacto ou ao significado da obra.

No Copywriting…

Na criação de conteúdos, entendo que as duas traves mestras são também a forma e o conteúdo: por um lado, temos a correção linguística, a eficácia comunicacional, os elementos visuais utilizados, entre outros aspetos formais (a forma); por outro lado, temos a mais-valia deixada pelo copy, os ensinamentos deixados pelo autor e o cunho pessoal deste (o conteúdo).

Vou mais longe: defendo que deve haver um equilíbrio perfeito entre os dois elementos. Venham os puristas dizer que a criatividade mata a língua-sacra. Venham os criativos dizer que o rigor linguístico não interessa…

Para mim, um conteúdo de qualidade é aquele que está bem escrito, num português (ou noutra língua qualquer) correto, e que deixa a sua marca (leia-se “aprendizagem”) no leitor.

Constatação

Quando constato que uma publicação mal escrita (tanto do ponto de vista da forma, como do conteúdo) está a ser partilhada e a arrecadar dezenas de “gostos” e interações, fico confusa…

Recuso-me a acreditar que vivemos num mundo de internautas acéfalos, acríticos e seguidistas (porque o autor é “amigo/a”). Prefiro pensar que, simplesmente, o texto não foi lido. E, assim, nunca separaremos o trigo do joio…

Copywriting: o Equilíbrio entre Forma e Conteúdo

Na ABC, é este justo equilíbrio que procuramos sempre que iniciamos a criação de um conteúdo. É também a motivação que está na origem da nossa Escola de Copywriting. Acreditamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *