Forma e Conteúdo
Numa altura em que se anuncia a morte do SEO, em que a Google muda de algoritmo à cadência de 9 ocorrências por dia e procura a todo o custo humanizar-se, não posso deixar de refletir sobre este binómio fundamental do copywriting: forma e conteúdo. “Copywriting: o Equilíbrio entre Forma e Conteúdo” é a minha proposta para esta semana.
Pergunto-me se é desta que os “criadores de conteúdo” vão deixar de escrever tanto disparate…
A Obra de Arte
Tomemos como referência a obra de arte.
Além do seu tema, a obra de arte tem dois componentes basilares: a forma e o conteúdo, precisamente.
Enquanto a forma se refere à organização visual da obra de arte, ao modo como o artista fez uso da linha, da forma, da cor, etc., o conteúdo refere-se ao impacto ou ao significado da obra.
No Copywriting…
Na criação de conteúdos, entendo que as duas traves mestras são também a forma e o conteúdo: por um lado, temos a correção linguística, a eficácia comunicacional, os elementos visuais utilizados, entre outros aspetos formais (a forma); por outro lado, temos a mais-valia deixada pelo copy, os ensinamentos deixados pelo autor e o cunho pessoal deste (o conteúdo).
Vou mais longe: defendo que deve haver um equilíbrio perfeito entre os dois elementos. Venham os puristas dizer que a criatividade mata a língua-sacra. Venham os criativos dizer que o rigor linguístico não interessa…
Para mim, um conteúdo de qualidade é aquele que está bem escrito, num português (ou noutra língua qualquer) correto, e que deixa a sua marca (leia-se “aprendizagem”) no leitor.
Constatação
Quando constato que uma publicação mal escrita (tanto do ponto de vista da forma, como do conteúdo) está a ser partilhada e a arrecadar dezenas de “gostos” e interações, fico confusa…
Recuso-me a acreditar que vivemos num mundo de internautas acéfalos, acríticos e seguidistas (porque o autor é “amigo/a”). Prefiro pensar que, simplesmente, o texto não foi lido. E, assim, nunca separaremos o trigo do joio…
Copywriting: o Equilíbrio entre Forma e Conteúdo
Na ABC, é este justo equilíbrio que procuramos sempre que iniciamos a criação de um conteúdo. É também a motivação que está na origem da nossa Escola de Copywriting. Acreditamos!