Como oficializar uma tradução em Portugal?

como-oficializar-uma-traducao-em-portugal-abc-traducoes

O estatuto do Tradutor em Portugal é diferente do de outros países que mantêm relações estreitas com Portugal e que são muitas vezes escolhidos para a emigração, como a Inglaterra, a França, a Bélgica ou mesmo os Estados Unidos. Assim, na hora de escolher o tipo de certificação de que a tradução necessita, o cliente tende a ficar na dúvida. Este problema acontece, principalmente, nos documentos portugueses que são traduzidos para serem utilizados no estrangeiro.
Uma opção que tem sido adotada por empresas de tradução e por tradutores em Portugal é a emissão de “ajuramentações”, junto com a tradução. A ajuramentação de uma tradução é um documento – “um termo de responsabilidade” – no qual o tradutor afirma que traduziu corretamente e com fidelidade, o documento de origem.
Como a figura jurídica de Tradutor Oficial não existe em Portugal, esta é uma forma de o tradutor garantir que desempenhou bem as suas funções. Este pode ser um tipo de “oficialização” aceite dependendo da finalidade do documento a ser traduzido e dos critérios da entidade destinatária.
Normalmente, uma ajuramentação inclui o nome do tradutor, a descrição do seu compromisso, as línguas de partida e de chegada, o número de páginas da tradução, o número da tradução e a devida assinatura, selo branco (se for membro da APT) e o carimbo do tradutor, com a menção do seu número de afiliação a uma das associações profissionais (se for o caso).
A título de exemplo, a ABC Traduções, oficializa as suas traduções, disponibilizando duas opções com preços diferentes; a tradução ajuramentada e a tradução certificada no notário ou por outra entidade externa juridicamente apta (advogados ou solicitadores, por exemplo). O tipo de certificação depende sempre da finalidade do documento e da empresa/instituição que a vai receber, por isso, antes de mandar traduzir o documento, o melhor é sempre informar-se junto com a instituição que vai receber a tradução em questão ou pedir-nos ajuda! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *