O Mercado da Tradução: as previsões da Common Sense Advisory para 2010

A Common Sense Advisory é uma empresa americana de pesquisa e consultoria em globalização e localização que, entre outras iniciativas, publica anualmente as suas previsões para o Mercado da Tradução.

Seguem-se em traços gerais as referidas previsões para 2010:

1. Os grandes compradores de serviços linguísticos irão centralizar os seus processos com vista a reduzir custos e encurtar prazos. A criação de Centrais de Compras é uma hipótese provável em algumas instituições. As empresas de tradução e os tradutores deverão optimizar os seus sistemas de gestão de projectos.

2. As “Comunidades Virtuais”, as Redes Sociais e as ferramentas de tradução colaborativa serão cada vez mais exploradas, tanto por compradores, como por prestadores de serviços.

3. Os compradores vão dar cada vez mais importância à qualidade das traduções, aferindo e medindo o resultado final.

4. Os utilizadores de Tradução Automática e de ferramentas de apoio à tradução irão explorar Memórias de Tradução e corpus linguísticos partilhados (é o caso da TAUS). As empresas de software procurarão estabelecer parcerias com fornecedores de Memórias de Tradução.

5. Os prestadores de serviços linguísticos procurarão especializar-se cada vez mais (diferenciação da concorrência) por oferta de serviços (gestão de projectos, edição, controlo de qualidade), por domínio (tradução jurídica, financeira, etc.) ou ainda por língua ou por região.

6. A Internet tornar-se-á ainda mais “mundial”, cobrindo cada vez mais línguas.

7. A procura de serviços de interpretação aumentará na Europa. Impulsionada pelo Tratado de Lisboa e por outras iniciativas que defendem o direito à interpretação na esfera criminal, por ex., a Interpretação Consecutiva e Simultânea será mais solicitada, fazendo aumentar a concorrência neste âmbito.

Se algumas destas previsões são o corolário lógico dos avanços tecnológicos e do contexto internacional, é certo que outras podem suscitar algumas dúvidas e carecer de sustentação. Caber-nos-á estarmos atentos aos sinais.

Votos de um excelente ano de 2010!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

NEWSLETTER ABC

ABC Traduções | Todos os Direitos Reservados Ⓒ 2019